SCRAP / RECICLAGEM

Após a operação do Scrap; ou seja, a descaracterização e/ou destruição (Scrap), sob a garantia tanto da destruição das informações nele contidas (confidencias ou não), como o não aproveitamento ou comercialização em seu estado original. O processo de Scrap é acompanhado por um relatório fotográfico do processo, laudo técnico e emissão de certificado, os materiais distintos presentes na composição do produto, tornar-se-ão matérias-primas para reprocessamento, processamento de novos produtos e subprodutos, destinação a novos mercados ou setores produtivos, ações sociais e etc., aliado a correta destinação final de elementos classificados como de risco a saúde e/ou ao meio ambiente, regido por normas técnicas e legislações cabíveis. Ressaltando ainda, que dependendo o caso poderá haver a Recuperação de Impostos, provenientes do produto a sofrer Scrap/reciclagem; procedimento este assessorado e executado pela SIR Company, sendo acompanhado e fiscalizado pela inspetoria da polícia/receita federal.

Possuímos tecnologia e licenças pertinentes do(s) órgão(s) ambiental(is) competente(s) para a reciclagem e ou transformação de materiais recicláveis diversos em matérias-primas reutilizáveis. A exemplo de trabalhos e tecnologias desenvolvidas para a indústria de cosméticos, convertendo resíduos em tintas; assim como na indústria de couro, realizando a descontaminação da raspa do couro e destinando-a para fins nobres como constituição de tubetes para produção de mudas de plantas diversas.

Veja os produtos que reciclamos

RECICLAGEM DE AEROSSÓIS

Hoje somos a única empresa licenciada pelo órgão competente para realização da reciclagem de aerossóis, esta é realizada por equipamento móvel, permitindo que este serviço seja realizado no site do próprio cliente. A operação dá-se em sistema fechado, não havendo “fuga” de possíveis contaminantes ao ambiente, já os líquidos contidos nas embalagens de aerossóis, são coletados em tambor e devolvidos aos fabricantes para reutilização em novos processos. Ao final do processo de descaracterização das embalagens dos aerossóis, como resultado do processo tem: o líquido que retorna ao processo de fabricação do cliente, os gases denominados propelentes que são reutilizados just in time em processos de co-geração, o recipiente de alumínio que é esmagado e comercializado pela SIR International Corp, ou encaminhado ao cliente sob a forma de matéria-prima, isento de partes plásticas constituintes que depreciam o valor do material visado; neste caso o alumínio.

OBJETIVOS

Coletar, segregar, descaracterizar e classificar os resíduos conforme a ABNT 10.004/2004;
Destinar de acordo com os requisitos legais ambientais à indústrias de beneficiamento;
Atender a PNRS (política nacional de resíduos sólidos), lei 12305/10.

METODOLOGIA APLICADA

NBR 5.425 – Guia para inspeção por amostragem no controle e certificação de qualidade. NBR 10.004 – Classificação de Resíduos Sólidos

ETAPA

1 – Processo e Reciclagem

Conferência do resíduo recebido: Nota Fiscal/ Documentação enviada pelo cliente e tipo de material; Pesagem do material.

2 – Descaracterização Inicial

Retirada das tampas e bicos de plástico;

3 – Retirada de Gases

Utilização de novo equipamento que através de automação pneumática perfura os recipientes e retira os gases presentes nas embalagens.

4 – Retirada do Lacre

Utilizado abridor para retirada do lacre das embalagens:

5 – Destinação

Pesagem dos materiais e direcionamento dos mesmos. Realizado de acordo com o tipo de resíduo. Cada classe e tipo recebe destino específico e adequado; Resíduos encaminhados separadamente: Ferro, Alumínio e Plástico.

6 – Posicionamento Cliente

Todo o processo é comunicado ao cliente com envio de Certificado de Descaracterização.

RECICLAGEM DE LÂMPADAS

A Reciclagem de Lâmpadas é mais uma inovação SIR International, com tecnologia trazida dos Estados Unidos. A “bulb-eater” realiza o processo de reciclagem através de um sistema fechado com pressão negativa, moendo o vidro, captando e filtrando os vapores de mercúrio e pó de fósforo em filtros específicos; possibilitando assim, a segregação do vidro e metais (ferrosos e não-ferrosos) para fins de reciclagem, sem demais prejuízos ambientais.

RECICLAGEM DE ELETRO-ELETRÔNICOS

O SCRAP, seguido da reciclagem de materiais diversos provenientes de equipamentos Eletro-Eletrônicos diversos, é outro diferencial de nossa empresa. Visto a quantidade mundial gerada deste tipo de equipamento que cada vez mais rapidamente, tornam-se obsoletos, juntamente ao fato de possuírem contaminantes em sua composição e de não haver políticas que definam sua correta destinação, a SIR International oferece seus serviços e tecnologias para sanar tal dificuldade.

RECICLAGEM DE TELEVISORES/MONITORES – CRT’S (TUBO DE RAIOS CATÓDICOS OU CINESCÓPIOS)

Efetivamos a reciclagem de televisores e monitores, onde estes são desmontados e segregados em partes passíveis de reciclagem, como plástico, madeira, contatos, fios, etc. minimizando desperdícios e reutilizando materiais nobres que compõe este resíduo eletrônico. Após a etapa de segregação, resta-nos o CRT-Tubo de Raios Catódicos composto de vidro, chumbo, aço, grafite, fósforo, óxido de cálcio, bário, estrôncio e etc., que é destinado à parceira Suzaquim – Indústria Química, onde receberá o tratamento ideal para efeito do reprocessamento, obtendo sais e óxidos metálicos utilizados em:

• Indústrias de Colorifício Cerâmico;
• Indústrias Cerâmicas e Refratárias;
• Indústrias Químicas;
• Indústrias de Tintas;
• Forma de produtos diversos para metalurgia, galvanoplastia, pirotecnia e fundição.

RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS

Estes resíduos tecnológicos, devido sua variável e perigosa composição, devem receber especial atenção dos fabricantes e usuários. Quanto sua disposição final, é de suma importância à relevância da periculosidade ambiental inerente aos mesmos, assim como o pleno atendimento ao vigor das leis específicas quanto o seu correto armazenamento e transporte. A SIR International desenvolve o trabalho de conscientização junto aos usuários destes produtos, assim como os fabricantes, ao que se refere o correto manejo do resíduo, coletando e armazenando conforme leis e normas específicas e encaminhando-os à parceiros capacitados e licenciados que conduzam o beneficiamento destes promovendo o uso e destino ideal sob as vistas do órgão ambiental competente.

POLIURETANO

Desenvolvemos juntamente com parceiros uma técnica onde torna o poliuretano 100% reciclável, realizando a logística reversa ou eco-logística sobre o as embalagens de produtos. Este é submetido a um tratamento que o faz retornar ao estado líquido e assim, tornar-se reutilizável.

RECICLAGEM DE CARTUCHOS DE TONNER

A Reciclagem de Cartuchos de Tonner com equipamento de tecnologia brasileira, em conformidade com as exigências legais pertinentes, onde o tonner residual retorna a indústria de origem ou torna-se matéria-prima para outros setores, a exemplo da indústria de asfaltos.

RECICLAGEM DE BARCOS

Já realizamos de maneira pioneira, a Reciclagem de Barcos (metal, fibra de vidro, madeira, etc.) na costa da Flórida (EUA), onde devido a adversidades climáticas (tufões, furacões, tsunamis, etc.), estes ficam inutilizáveis e por vezes naufragados, provendo risco ao sistema ambiental que estiver. A SIR International promove a remoção e reciclagem destes, em qualquer situação comentada, respeitando os riscos ambientais inerentes ao caso.

RECICLAGENS DIVERSAS

Além dos recicláveis conhecidos, materiais não antes reciclados; como os citados anteriormente nos itens acima, tais como madeira, couro e etc. na SIR International poderão receber um ou mais “destinos nobres”, tanto ao bem-estar social, quanto econômico e ambiental. Consulte-nos e traga seu problema que certamente a solução, desde que sustentável, é por conta da SIR International.